Vila Nova de Gaia

O projeto Academia de Líderes Ubuntu Escolas — DLBC Gaia é desenvolvido ao abrigo da candidatura ao Aviso nº NORTE-40-2018-40“ - Medidas Educativas orientadas para a promoção do sucesso educativo e para a prevenção do abandono escolar no âmbito dos DLBC Urbanos”.

Descrição do Projeto

View site

Designação do projeto |  Academia de Líderes Ubuntu Escolas — DLBC Gaia

Código do projeto | NORTE-07-4740-FSE-000644

Objetivo principal | OT9. Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação

Região de intervenção | Vila Nova de Gaia

Entidade beneficiária | IPAV — Instituto Padre António Vieira

Data de aprovação | 23-08-2019

Data de início | 07-10-2019

Data de conclusão | 30-04-2022

Custo total elegível | 258 673,10 EUR

Apoio financeiro da União Europeia | FSE –  219 872,14€ EUR

Apoio financeiro público nacional/regional | 38 800,96 EUR

Objetivos:

• Fortalecer a cultura democrática e a participação cívica de estudantes de contextos vulneráveis, através da metodologia Ubuntu de capacitação para a liderança servidora.
  • Capacitar jovens, enquanto agentes de transformação ao serviço das suas comunidades, promovendo o desenvolvimento integrado de competências socio-emocionais, com especial enfoque nas suas capacidades para a liderança ao serviço das comunidades, desde logo da própria comunidade educativa.
  • Trabalhar com os/as educadores, capacitando-os para a promoção da cidadania, do diálogo, da promoção da paz e justiça social, desenvolvendo competências de resolução de conflitos e construção de pontes, entre e dentro das comunidades, contribuindo para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas, coesas e justas.
Estabelecimento de Ensino

16 Escolas