projeto

Academia de Líderes Ubuntu

A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de educação não-formal, desenvolvido pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), que visa o desenvolvimento de competências socioemocionais, com uma forte base experiencial e relacional. Tem como espaço privilegiado de atuação a escola e o seu universo educativo, envolvendo crianças, jovens, educadores e a comunidade educativa. Contribui para a descoberta do sentido e propósito das crianças, jovens e dos seus educadores e, por meio disso, para a capacitação de novas lideranças ao serviço da comunidade.

Capacitar jovens e educadores

• Capacitar jovens enquanto agentes de transformação ao serviço das comunidades, promovendo o desenvolvimento integrado de competências, com enfoque nas capacidades para a liderança servidora;
  • Capacitar educadores que, demonstrando ter experiência e aptidão como formadores, reconhecendo o potencial de transformação do método Ubuntu, ajudem a disseminá-lo promovendo uma cultura de construção de pontes, onde os líderes servidores tenham um papel cada vez mais relevante;

Promover o diálogo entre e dentro das comunidades

Promover o diálogo entre e dentro das comunidades para a promoção da paz e construção da justiça, contribuindo para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas e resilientes;

Desenvolver uma ética do cuidado

Desenvolver a ética do cuidado, focada na empatia, atenção e responsabilidade, considerando três dimensões: eu, eu-outro, eu-mundo.

sobre o projeto

Para quem e como ?

Para quem ?

A Academia de Líderes Ubuntu destina-se vários públicos e idades. Trabalha com crianças do 1ºCiclo, com jovens do 3º ciclo e secundário e com os seus educadores.
A Academia de Líderes Ubuntu tem também trabalhado com outros públicos,  de diversos contextos e proveniências. Adultos que procuram desenvolver as suas competências socioemocionais, adultos privados de liberdade ou jovens e adultos multidesadiados.
A abordagem da Academia é modelar e facilmente adaptável a públicos diversos.

Como ?

Este projeto pode adotar diferentes formatos, podendo variar na sua duração, periodicidade, público-alvo e unidades formativas. Dado ser uma proposta modular, a escolha do formato dependerá da disponibilidade de tempo e recursos, das necessidades do contexto e dos objetivos estabelecidos. Nas escolas tem três eixos principais.

• Formação creditada de Educadores
  • Capacitação de crianças e jovens - Semana Ubuntu
  • Follow-up e Acompanhamento dos Clubes Ubuntu

Eixos de capacitação nas Escolas Ubuntu

Capacitação de Educadores

Módulos de capacitação na metodologia Ubuntu para Educadores
(professores, psicólogos, assistentes sociais, assistentes operacionais, etc). A capacitação compreende vários módulos e é acreditada para o 1º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário.

Desenvolvimento de Semanas Ubuntu

A "Semana Ubuntu" corresponde a cinco dias intensivos, dinamizados pelos educadores capacitados com apoio da equipa do IPAV. Os educadores têm acesso ao manual do educador.

Criação, planeamento e animação dos Clubes Ubuntu

O Clube Ubuntu é criado após a vivência da Semana Ubuntu em cada escola e de forma a manter a dinâmica da experiência vivida, O Clube Ubuntu, que tem o apoio técnico da equipa IPAV além do acesso a um manual com atividades propostas, irá manter o espírito da Semana Ubuntu, na escola e na comunidade.

Reconhecimento Internacional

Comissão Europeia

Um dos 12 projetos mais suberbos de referência para as melhores práticas de trabalho com pessoas jovens

Prémio OEI

Nomeado para o Óscar Arnulfo Romero Ibero-American Prize paraa educação dos Direitos Humanos 2019

Conferência no
Parlamento Europeu

"Academia de Líderes Ubuntu - Liderança focada em Construir Pontes" Fevereiro de 2019

Prémio OCD/EU

​A ALU foi selecionada, em 2022, para a Better Entrepreneurship Policy Tool da OCDE/UE, pelo seu programa sobre empreendedorismo social Ubuntu

Prémio Virtual Educa

Reconhecido pela Virtual Educa para Inovação Educacional com o prêmio José María Antón.

Academia do Conhecimento Gulbenkian

Reconhecida pela FCG como Academia de Conhecimento

Conselho científico

Conselho Científico

A Academia de Líderes Ubuntu é monitorizada por uma equipa de Conselho Científico.

Team Member
José Luís Gonçalves